Pages

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Entrevista: Illuminandi - "Não há protestantes em nossa banda"



Quando falamos em Folk Metal que nos traz uma temática cristã logo nos lembramos de duas bandas: A ucraniana Holy Blood e a polonesa Illuminandi. O Holy Blood traz grandes pitadas de Death Metal, se tornando um Folk/Death, entretanto o Illuminandi nos fornece um Folk mais puro onde a sonoridade de sua música resulta de uma complexa mistura de Metal Sinfônico, Gotich Metal, Folk Metal europeu medieval e música clássica. A banda traz fortes traços da cultura polonesa em sua música, e conseguiu fazer um metal moderno, mesmo misturando o Metal a música medieval Europeia. A sonoridade do Illuminandi ainda nos oferece uma lindíssima harmonia, composta pela combinação do violoncelo e do violino.

A proposta do Illuminandi, desde o início, foi compor músicas cujas letras abordassem como temática o Cristianismo, a Bíblia e o altruísmo, servindo as composições como um meio de levar mensagens cristãs a seus fãs. Porém poucas pessoas sabem a real condição dos membros da banda referente ao quesito 'FÈ'. Vários sites voltados a música cristã já classificaram a banda como católica, enquanto outro gigantesco punhado classificava a mesma como Protestante, deixando assim um vácuo sem resposta. Devido a este desencontro de informações acabamos ficando curiosos, e assim fomos atrás de quem poderia nos fornecer a real ideia sobre o assunto: A própria banda.

Em conversa com o Jan Trebacz líder da banda, ele falou um pouco sobre o assunto:

Ivan Nevton:
Jan, Aqui no Brasil muito tem se especulado sobre a fé da banda. Muitos sites voltados ao Metal Cristão classificam a banda como Protestante, e outros muitos como católica. Sendo assim eu queria saber de vocês. Qual é a posição da banda quanto ao quesito 'FÈ'?

Jan Trebacz:
Bem, não há protestantes na nossa banda, uns membros são ateus, e outros católicos.

Ivan Nevton:
Ateus e Católicos? Isso é interessante! O Illuminandi possui inúmeros fãs protestantes aqui no Brasil, mais do que fãs católicos. O que você acha disso?

Jan Trebacz:
Fico feliz em saber disso. Precisamos valorizar o que nos une, e não o que nos separa.
Para ser mais preciso, alguns de nós são católicos, mas nossas letras lidam com os aspectos básicos da fé que são compartilhados pela maioria das denominações cristãs, e não de dogmas específicos do credo católico.


A temática das composições e dos álbuns do Illuminandi são extremamente cristãs, e até diríamos 'protestantes'. Com exceção da capa da coletânea "The Beginning" de 2005 que traz uma mensagem católica.
As letras nos trazem ótimas composições poéticas, que falam do amor e da Graça de Deus com alto conteúdo Bíblico.

Então, a duvida está sanada.