Pages

terça-feira, 27 de maio de 2014

Resenha : Veni Domine - Light (2014)

2014 marca a comemoração do 27° aniversário do Veni Domine  ,  a banda assina com o selo Massacre Records (Alemanha) e lança oficialmente no dia 23 de Maio de 2014  seu sétimo álbum intitulado Light depois de sete anos desde o lançamento do álbum Tongues , produzido e mixado em Estocolmo por Torbjörn Weinesjö no Room Of Doom e masterizado por Erik  Marthinsen no Skyline Studio , a capa do álbum ficou muito bonita e foi criada pelo vocalista da banda Fredrik Sjöholm .

Uma bela e serena melodia inicia In Memoriam  a faixa de abertura do álbum , seguindo de um riff maravilhoso de guitarra em conjunto com linhas sólidas de baixo e condução de bateria com muita pegada , os teclados dão toda a sustentação e atmosfera  da intro , Olov Andersson faz um belo trabalho de teclados em conjunto com os vocais fabulosos de Fredrik Sjöholm , Torbjörn Weinesjö  esbanja técnica e feeling em cada riff , solo , bases de violões mostrando todo o seu bom gosto e experiência , a música é maravilhosa e rica em arranjos e detalhes começando muito bem o álbum .

Farewell  começa com uma pegada Hard/Heavy cadenciando para um clima sombrio a gótico onde se destaca batera e vocal com teclados fantasmagóricos , as linhas de baixo são bem marcantes , o solo de guitarra de Torb com as linhas de baixo de Klas Petterson ficaram incríveis , a música também apresenta algumas passagens prog. Bem legais.

Hope é uma linda balada com violões muito bem colocados em diversas partes da música , a música também tem um refrão bem legal , as cadencias e vocais  dão um clima melancólico na música , os solos de guitarra ficaram muito legais.

Last Silence Before Eternity é a minha favorita do álbum , já começa com uma pagada brutal na guitarra e com o teclado usando vários efeitos , solos de violão em contraste com linhas de baixo maravilhosas , Thomas Weinesjö detona na batera com batidas tribais e percussivas , a música apresenta em alguns pontos um clima mais gótico e em outras partes mias progs.
Os vocais de Fredrik são muito melódicos e muito bem equilibrados , sem exageros , realmente é a minha favorita do álbum .

Oh Great City 2014 tem uma atmosfera árabe  , os violões se destacam na música , Torb mandou muito bem nos slides e nas técnicas usadas nos arranjos de violões ,as linhas de baixo também se fazem bem presentes , as vocalizações de Fredrik ficaram muito bonitas e de muito bom gosto , os teclados deram todo o preenchimento  necessário , a faixa termina muito bem o álbum .

Veni Domine volta com tudo nesse álbum mandando Progressivo , passando por vertentes mais Hard/Heavy , com toques Góticos , porém não está mais muito na linha Doom Metal como em outros trabalhos da banda , mesmo assim não perdeu a qualidade nem sua essência , o álbum Light contém 9 faixas que merecem ser conferidas na íntegra , a participação de Klas Petterson e Olov Andersson contribuiu  muito nas músicas de Light , pra mim já é um dos grandes lançamentos de 2014 .

Nota : 9,0

Line-UP: 

Fredrik Sjöholm - Vocals
Torbjörn Weinesjö - Guitars
Klas Petterson - Bass
Thomas Weinesjö - Drums
Olov Andersson - Keyboards

Track List :

1. In Memoriam
2. Farewell
3. Hope
4. Where The Story Ends
5. Preludium
6. Last Silence Before Eternity
7. The Hour Of Darkness
8. Waiting
9. Oh Great City 2014