Seiva Bruta foi escolhido pela sonoridade da fala e por ser português , "Seiva" por ter relação com vida , é o líquido que circula por toda a planta para alimentar as suas células , o "sangue" da planta ,a fonte de nutrição que vem das raízes , e a palavra "Bruta" traz uma agressividade relacionada com o som da banda.
O Design da capa do álbum Vale das Sombras foi feito por Nathalia Suellen é maravilhoso , o encarte ficou top ,gostei muito do conteúdo das letras que abordam assuntos relacionados a política, cristianismo, natureza e situações do cotidiano , foi lançado em Setembro de 2013 de forma Indie , produzido por Alan Wallace , André Marcio , Alfredo Ribeiro e Seiva Bruta .
A pequena intro Vale das Sombras (faixa título) inicia o álbum preparando o caminho para Redenção um Power Metal de alta qualidade e com melodia cativante e letras diretamente cristãs , as cadências são incríveis , a parte em que Matheus Mais usa efeito no vocal ficou muito legal , o solo de guitarra ficou perfeito.
O Rico E O Mendigo começa com uma pegada Hard Rock no início , o baixo se faz muito presente nas linhas e foram usados até slaps em algumas partes da música , gostei muito dos vocais de Matheus , os solos de guitarra ficaram insanos .
Preciso de Você começa Power Metal cadenciando para um Heavy tradicional , Felipe Otávio e Matheus Maia fazem um grande trabalho nas guitarras , muito técnicos e virtuosos , gostei muito do refrão da música que inclusive tem uma parte de riff de guitarra que lembra a passagem de Soldiers Under Command do Stryper .
A Verdade tem uma pegada Heavy bem legal , gostei muito do trabalho de batera André Marcio , os arranjos de guitarra ficaram muito bons .
Gostei muito dos violões eruditos de Filipe Otávio em Na Escuridão , as guitarras são um clima épico medieval , Evaldeir Guilherme fez as percussões na música .
Não Viva Assim tem riffs e dobras de guitarra maravilhosos , gostei muito da letra , a condução de pedais duplos ficou incrível , o baixo de Alfredo Ribeiro tem um peso explosivo , os backing voais ficaram muito legais ,os guitarristas são muito técnicos em seus solos , essa sem dúvida é a minha favorita do álbum .
Fúria termina muito bem o cd , a música é cheia de detalhes , teclados destacados , e passagens prog. bem legais , o trabalho de batera,baixo e piano seguido de guitarra ficou maravilhoso , e mais uma vez a dupla Filipe e Matheus incendeiam as guitarras .
As 10 faixas do álbum Vale Das Sombras foram muito bem compostas e arranjadas , a proposta da banda é muito legal principalmente pelas músicas serem cantadas em português , isso me fez lembrar das bandas de rock cristãs nacionais pioneiras , e bandas de Heavy Metal internacionais , Seiva Bruta é uma boa pedia para fãs de Oficina G3, Dr. Sin, Resgate, Angra, Fruto Sagrado , Metal Nobre ,Megadeth, Stryper e Impellitteri .
Nota : 8,0
Line – Up :
Matheus Maia - Vocal / Guitarra
Filipe Otavio - Guitarra / Back Vocal
Convidados :
Bateria : André Marcio – Eminence
Percussão “Na Escuridão” : Evaldeir Guilherme
Baixo : Alfredo Ribeiro
Back : Celso Alves - Allos
Tracklist :
1- Vale Das Sombras
2- Redenção
3- O Rico E O Mendigo
4- Preciso De Você
5- Fôlego
6- Mais Um Dia
7- A Verdade
8- Na Escuridão
9- Não Viva Assim
10- Fúria