Pages

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Resenha : Stairway - Interregnum (2010)

A banda britânica Stairway lançou seu 5° álbum Interregnum de forma indie em Abril de 2010 , porém esse é o primeiro álbum da banda que tenho a oportunidade de ouvir , a capa é espetacular e foi criada por Rodney Matthews responsável por capas de bandas como: Veni Domine, Seventh Angel , Thin Lizzy, Nazareth, Asia, The Scorpions, Barclay James Harvest, Magnum (10), e Rick Wakeman , produzido por Graeme Leslie e Stairway , gravado no Grange Studios , masterizado por Bob Tomlinson ,é
considerada como uma das bandas clássicas do Heavy Metal Britânico ,ou NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal).

A faixa inicial The Suffering Servant começa com o guitarrista Pete Jennens usando uma técnica  de Pick Scratch dando um efeito bem legal , Pete detona na guitarra ele é muito melódico e técnico , gostei muito do timbre vocal de Graeme  e da condução de batera de Andy .

Gostei muito do  vocal de Graeme em  In The Shadow Of The Cross , o refrão da música é muito legal e fica gravado na mente , os riffs  no refrão ficaram maravilhosos , os solos são virtuosos e técnicos , as dobras de guitarra ficaram muito bem sacadas , os teclados deram uma ótima sustentação na música .

Born To Die é bem tranquila e serena no início cadenciando para uma pegada Heavy oitentista lembrando as músicas do Dio , Andy mandou bem na batera mas achei as viradas  repetitivas e exageradas , as partes de guitarras cavalgadas e os solos ficaram perfeitos.

Na explosiva Enter The Light , Pete se destaca tanto na voracidade de seus solos quanto no peso de seus riffs , as linhas de baixo de Graeme também ganharam um destaque especial , as cadências e os refrões e algumas passagens  prog. ficaram bem legais .

The Battle’s Over tem uma pegada bem legal na intro , gostei das variações que a música apresenta , algumas partes pausadas com destaque de guitarra e vocal , e outras partes melódicas mais suaves passando para outras mais rápidas , Pete é um monstro na guitarra , seus arranjos são incríveis.

Born To Die – Epilogue é um interlúdio muito bonito que termina o álbum  com linhas de baixo bem legais , solos de guitarra esbanjando melodia , e o teclado segurando o fundo , os efeitos de ventos deram um toque especial .

Stairway  mandou muito bem em Interregnum , as músicas são muito bem elaboradas e não são enjoativas , a banda apresenta elementos Heavy  80’s ,Hard Rock e Prog. o que torna o cd bem interessante , Graeme Leslie desempenhou muito bem o papel de baixista e vocalista , Andy Edward conduziu muito bem a batera mas o guitarrista Pete Jennes me agradou muito e teve um grande destaque em sua contribuição para as músicas  , gostei muito desse álbum e recomendo pois as 11 faixas valem ser conferidas na íntegra .

Nota: 8,5

Line-Up:

Graeme Leslie : Lead vocals, guitar, bass, keyboards.
Pete Jennens : Guitar, vocals.
Andy Edwards : Drums


Tracklist:

1- The Suffering Servant
2- In The Shadow Of The Cross
3- I’m Calling
4- Born To Die
5- Ride The Wind
6- New Life
7- Enter The Light
8- Fear & Lies
9- What Lies Within
10- The Battle’s Over
11- Born To Die - Epilogue