Pages

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Resenha : Ikarian - Phantom Minds (2007)

Após  ter lançado dois álbuns do Visionaire - Mystical Dominion e Within the Arcanum Hall , e o álbum  do Century Sleeper - Aweken em parceria com Ian Arkley , James Allin lança em 2007 Phantom Minds o primeiro álbum do Ikarian , com a sonoridade baseando-se no Gothic / Doom Metal , o álbum  conta com 12 faixas com 01:03:46 no total , gravado no Millenial Sun Studio entre Julho-Dezembro de 2006 , produzido por James Allin , artwork Matt Vickerstaff .

Gostei muito dos arranjos e vocais em Phantom Minds  faixa tema do álbum , em alguns momentos é possível notar alguns vocais rosnados que ficaram bem legais .

Temple Nine já é mais voltada para o Doom Metal lembrando um pouco os riffs de guitarra do Paradise Lost  , a música tem muito feeling , os teclados ficaram maravilhosos  , o timbre vocal de James é muito agradável , os vocais agressivos deram um toque bem legal na música o som da batera ficou muito bom .

Under Sacred Waters já segue mai a linha Gothic , os teclados sombrios e a batida eletrônica no começo deram um clima bem vampiresco na música , gostei dos solos de guitarra  e dos vocais de James .

Gostei muito de Firesign por ser bem no estilo do Type O Negative , as alternâncias entre guitarra clean e distorcidas ficaram muito bem elaboradas , gostei dos efeitos que James usou  nas guitarras , o baixo não se destaca muito mas dá o peso que a música precisa .

Dark City tem  bastante pegada e riffs muito bem construídos , daqueles que ficam grudados em nossa mente , a música é cheia de detalhes e arranjos , o timbre da guitarra é incrível , gostei muito do refrão .

Externalize mistura no início efeitos eletrônicos com o som de bandolim que deu um toque bem especial na música ,James  faz além do vocal clean vocais sussurrados e screams , os efeitos de vozes nos teclados se destacam , também gostei muito do refrão .

Pure Incarnation Lustre é um pequeno instrumental com sons ambientes .

Dire Invitation é uma das minhas favoritas os vocais e arranjos casam-se perfeitamente , as partes mais arrastadas são maravilhosas , fazendo lembrar muito do primeiro álbum do Visionaire - Mystical Dominion  , mesmo o vocal sendo clean não deixa a música perder o peso ,a condução da batera ficou muito legal , a segunda voz fazendo o gutural ficou perfeita , gostei muito dos solos de guitarra .

Enquanto ouço a última faixa do álbum Fevered In Emptiness  aprecio o som da chuva caindo no telhado dando um clima perfeito para apreciar os sons de piano e as batidas eletrônicas muito bem arranjadas com os voais melancólicos de James , a música é muito linda e traz uma sensação de paz e tranquilidade .

Phantom  Minds é um ótimo álbum que me agradou muito , a capa mostra James se olhando como uma “Mente fantasma” , quando James gravou o álbum ele estava passando por um período negro em sua vida e ele teve que olhar para dentro de si mesmo em sua própria mente  para ver o que estava acontecendo lá dentro , ele estava tentando encontrar-se novamente e a capa é uma forma  de representa isso.
James compôs e gravou todas as músicas que ficaram muito bem arranjadas , esse álbum debut do Ikarian é uma grande pedida para fãs do Gothic / Doom Metal , que certamente vão gostar assim como eu gostei muito .

Nota : 8,5

Tracklist :


1 - Phantom Minds (07:01)  
2 - Temple Nine (04:45)  
3 - Under Sacred Waters (03:16)  
4 - Crossed the Sun (06:01)  
5 - Firesign (04:43) 
6 - Dark City (05:10)  
7 - Shadows Descending (07:11)  
8 - Externalize  (05:17)  
9 - Pure Incarnation Lustre (01:03)  
10 - Dire Invitation (05:43)  
11 – Vindalisdrum (08:15)  
12- Fevered in Emptiness (05:21)