Image and video hosting by TinyPic
News Update :
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Entrevista: Johnatha Bastos - Multi-instrumentismo com os pés

sexta-feira, 22 de agosto de 2014


Deus tem me proporcionado muitas oportunidades de entrevistas com grandes nomes da música cristã  que eu sempre fui fã , mas essa entrevista é de fato muito especial para mim pois fiquei muito feliz e honrado em ter a oportunidade de conhecer o grande testemunho de Johnatha Bastos ,um grande e talentoso músico  multi-instrumentista que toca com os pés , eu estive em um dos seus workshops e pude conferir sua musicalidade e me emocionei muito.


Johnatha além de um servo de Deus também é um exemplo de vida , um cara super alegre e feliz que tem se destacado pelo seu grande trabalho , boa leitura e tenho certeza que você também vão se emocionar com essa entrevista .

C.N - Primeiramente quero começar lhe agradecendo pela oportunidade dessa entrevista , por favor conte um pouco sobre sua história e seu testemunho.
J.B- Johnatha Bastos, 20 anos, morador da cidade de Barra Mansa - RJ. Filho de Ezequias Bastos e Simone Vitorino, irmão mais velho de Erick Bastos. Quando nasci meus pais não sabiam sobre a deficiência física. Minha mãe recebeu a notícia de que eu não tinha os braços ainda na mesa de parto. Ela se assustou bastante (quem não se assustaria?), foi sedada e quando acordou, decidiu cuidar de mim da forma que eu sou. Meu pai também ficou chocado com a notícia, mas se uniu a minha mãe para cuidarem de mim. Cresci, aprendendo a me enxergar como alguém normal (de fato é o que sou) e capaz de ser útil. Nascido e criado em lar cristão, tendo Deus como minha principal referência e através do apoio da família e amigos me interessei pela bateria aos 4 anos, também pelo teclado através do meu avô materno, Sebastião, tecladista, cujo me ensinou as primeiras notas e acordes aos 6 anos. Passei por algumas cirurgias, pois além da deficiência nos braços também possuo luxação no quadril e encurtamento do fêmur direito, então de 5 aos 8 anos passei por diversas cirurgias na perna. Nesse período tocava bateria com uma perna só e usando somente uma baqueta. Quando comecei com o teclado, tocava com os pés. Passado esse período de cirurgias retornei à bateria e com 12 anos encarei o teclado de uma forma diferente. Atualmente, não toco bateria profissionalmente, somente teclado e o instrumento mais recente que aprendi: a guitarra, com os pés! Comecei aos 15 anos, foi um processo doloroso, pois os dedos dos pés são bem mais curtos do que os das mãos. Mas graças a Deus e a todo apoio recebido, e hoje também o apoio das pessoas que acompanham meu trabalho, posso viajar pelo Brasil mostrando música, mas principalmente o que Deus fez na minha vida e de minha família e continuará fazendo!


C.N - Você começou a se interessar cedo na música pela bateria , depois começou a tocar teclado e guitarra , como você foi desenvolvendo sua técnica ?
J.B - Eu não pensava que era impossível, pois o meu meio de fazer as coisas acontecia de forma natural e espontânea. Existem alguns padrões e eles realmente encurtam muitos caminhos, mas há casos em que o melhor padrão é o que nos deixa confortáveis para executar à nossa maneira. No caso da guitarra, adaptação natural mais evidente, uso os pés de forma natural, como usava no vídeo game ou para pegar uma moeda no chão. E sempre me importei em usar a afinação padrão (E A D G B E), pois assim posso tocar em qualquer guitarra, em qualquer momento.


C.N - Você já participou de workshops com grandes nomes da música como Juninho Afram (Oficina G3) , Alexandre Aposan (baterista) , Téo Dornellas entre outros ... , como foram essas experiências para você , e quais foram os momentos mais marcantes?
J.B - É sempre uma emoção! Nos primeiros eventos eu fiquei um pouco nervoso, muito ansioso e mais feliz do que todas emoções anteriores. Todas as vezes que acontecem esses reencontros é a mesma intensidade emocional: parece a primeira vez! Isso ocorre pois fui muito bem aceito pelo Juninho, pelo Aposan, Téo e por outras grandes feras como Sydnei Carvalho, Kiko Loureiro, entre outros nomes. Essa galera me incentiva e me motiva a prosseguir. Dentre alguns momentos mais marcantes está o primeiro workshop que toquei, que de cara foi com Juninho Afram, Alexandre Aposan e Celso Pixinga! Foi emocionante! O teclado, cujo a  Yamaha me presenteou, veio em um momento em que eu não tinha condições de comprar. O meu primeiro apoio fechado foi com a NIG MUSIC, com pedais e cordas, foi e é muito importante pra mim. Existem muitos outros momentos e só posso dizer OBRIGADO!

Video: Johnatha e Juninho tocando juntos:




C.N - Você participou da EXPOMUSIC, tocando no estande da Yamaha , você já é endorser de alguma marca ou tem algum patrocínio?
J.B - Creation FD Pedalboards e a Sparflex.

Os equipamentos são:
- NIG: cordas tradicional class 0,10   e   pedais (compressor, hot drive, power distortion, shred pro, analog stereo dual chorus e analog taptempo delay)
- Tagima: guitarras JA1
- Sergio Rosar Pickups: (twin vintage neck, rg1 mid e rock king bridge)
- Creation FD Pedalboards: board standard
- Sparflex: cabo nitro 100, cabo Juninho Afram e cabos para pedais de efeito professional line e Kiko Loureiro
- Creation FD Pedalboards

Johnatha Bastos - Carry on (Angra cover/EXPOMUSIC 2011):



C.N - Como foi ter participado do programa Astros do SBT ?
J.B - Foi uma porta gigante em minha vida e uma oportunidade de mostrar meu trabalho, mas antes disso, mostrar o Deus a quem creio e sirvo! Cada uma das palavras ditas estão ativas em meu coração, colaborando para o meu crescimento. Os jurados são muito bacanas, fiz amizade com alguns dos participantes e tive um retorno interessante do público. Agradeço o carinho e a audiência de cada um! De coração, OBRIGADO!

Johnatha Bastos - Astros - 29/10/12 :

  

C.N - Como está atualmente sua agenda , você tem realizado muitas apresentações e workshops?
J.B - Tenho trabalhado com nosso "ministério em família" formado por meu pai (oratória), minha mãe (violão e vocal), meu irmão (baterista) e eu (teclado e guitarra), onde contamos nossa história e tocamos juntos. Também faço workshops, palestras motivacionais (escolas, empresas e afins) e apresentação em convenções, lançamentos de carros, feiras, entre outros.

C.N - Quais são os seus planos para o futuro?
J.B - Tenho o sonho de gravar um CD INSTRUMENTAL, a princípio com 5 músicas. Gostaria de gravá-los com qualidade e equilíbrio nos estilos musicais para que os músicos e "não músicos" possam receber o meu melhor nas harmonias, melodias e feelings

 Johnatha Bastos - escolhas (música própria) :



C.N - Muito obrigado pela entrevista , por favor deixe uma mensagem para os nossos leitores.
J.B - Amigos, quero agradecer a Deus,  família e amigos, as empresas que me apoiam e a vocês! Que Deus os abençoe! O caminho do sonho não é fácil, mas o gosto da conquista é recompensador! Força, superem-se e vejam além das dificuldades, pois só é possível resolver se houver problema, só é possível vencer se houver luta e só é possível realizar se sonhar!
Forte abraço!


Share this Article on :
Quer saber como entrar em contato com o nosso site?

Uma coisa é fato, ficaremos extremamente felizes em receber sua opinião, critica, sugestão, e também em poder sanar alguma dúvida em relação ao site. Nós lemos todas as mensagens que nos são enviadas, e tentamos responde-las o mais breve possível.

Contato com a equipe de redação:

O contato com a equipe de redatores só poderá ser feita através de e-mail. Questões sobre matérias e etc, deverão ser tratadas nos e-mails abaixo:
  • Daniel Silva: rawwwr.hcpride@live.com
  • Márllon Matos: marllongospelrock@gmail.com
  • Ivan Nevton: ivan.nevton@gmail.com
Contato com a área administrativa do site:

Se seu interesse é anunciar no site, fazer uma crítica, dar uma opinião sobre o designer da página, propor uma parceria, ou algo concernente, o contato deverá ser feito através do e-mail ou telefone abaixo.
  • E-mail: contato@theundead.net
  • Fone: +55 77 9196 8853 [Tim] - Horário comercial
Outras formas de contato?

O contato também poderá ser feito através da nossa página no Facebook, entretanto, para um retorno mais rápido e uma garantia de visualização da sua mensagem, aconselhamos que o contato seja feito através dos e-mails e telefones disponibilizados.
Estaremos disponibilizando o endereço postal do site, caso deseje nos enviar material via correio:

Ivan Nevton de Oliveira - Theundead.net
Rua Silva Jardim 442 - Centro
Barreiras, BA, BRASIL
CEP 47800-028
 

© Copyright Theundead.net 2013 -2016 | Design by Ivan Nevton | Powered by Blogger.com.